Home Destaque Uma contaminação causada pela mineradora norueguesa, Hydro Alunorte, foi confirmada pelo Instituto Evandro Chagas (IEC)

Uma contaminação causada pela mineradora norueguesa, Hydro Alunorte, foi confirmada pelo Instituto Evandro Chagas (IEC)

3 primeira leitura
0
11
1,367

Instituto Evandro Chagas comprovou que vazamentos da refinaria contaminou rios da região de Barcarena. Fotos feitas no município, no dia 17 de fevereiro, mostram uma alteração na cor da água do rio, que invadiu as casa próximas à empresa. Os técnicos do Instituto Evandro Chagas também verificaram a existência de um duto clandestino utilizado para despejo de rejeitos diretamente no meio ambiente.

A notificação foi entregue no início da tarde desta terça-feira (27) na sede da empresa, em Barcarena. Segundo o governo do Pará, a Hydro Alunorte não cumpriu o prazo de 48 horas para reduzir em um metro o nível das bacias de resíduo de bauxita. Por isso, a multa passou de R$ 332 mil para R$ 1 milhão por dia.

A Hydro informou na noite desta terça-feira (27) que todas as bacias dos depósitos de resíduos sólidos atingiram o nível exigido pela secretaria de Meio Ambiente do Pará e que está colaborando com as autoridades.

O Laboratório Central (Lacen), da Secretaria de Estado de Sáude (Sespa), também segue coletando amostras de água de poços das comunidades atingidas para verificar a qualidade da água. Equipes com profissionais da saúde, da Defesa Civil e assistentes sociais estão atuando em campo para mapear e identificar as necessidades das famílias que residem nesses locais e que tipo de impacto elas podem ter sofrido.

O governo do Pará afirmou que a multa aplicada nesta terça-feira (27) à Hydro Alunorte está mantida e que vai fazer uma nova medição na baia de resíduos nesta quarta-feira (28).

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Repórter do Dia
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Miss Brasil Empresarial 2018 – Escolha a Miss Popularidade!

Vote em uma das 19 candidatas que concorrem ao título de MISS BRASIL EMPRESARIAL 2018 e fi…