Home Destaque Tendência Sereismo na Moda

Tendência Sereismo na Moda

6 primeira leitura
0
8
437

Como uma tendência reproduzida novamente pelo mundo da moda nesta década, o sereísmo repercutiu na mídia e nos vestuários sem resgatar sua essência original. Como um movimento nascido diante do agravamento de problemas ambientais, é necessário retomar não somente seus padrões estilísticos, mas seus valores e concepções iniciais. Ainda que seja um assunto debatido e a prática da moda sustentável seja tida como um desafio, a tendência do sereísmo resgata questões de consciência socioambiental.

Além de trazer questões associadas à crise ambiental, o sereísmo também está carregando de simbologias sobre mitologia, beleza e feminilidade. O movimento se enriquece no Brasil quando cruza com o próprio folclore brasileiro, com suas próprias lendas e concepções de sereias. A região amazônica inspira mais ainda a tendência – os índios da região amazônica contam a lenda da sereia Iara, também conhecida como “mãe das águas”.

A imagem das sereias sempre foi associada à beleza, ao mistério e ao poder e o próprio sereísmo traz consigo esses valores na sua estética. O movimento cria uma estética feminina independente e que pode ser experimentada de diversas formas, cores e texturas. É uma tendência inspiradora, versátil e que ecoa valores importantes para a sociedade contemporânea.

O nascimento do movimento na década de 1990 é associado a protestos que ocorreram durante a década contra a poluição dos oceanos e mares por conta do lixo e de empresas petrolíferas. Os resíduos e elementos tóxicos estavam colocando em risco a vida marinha. Os grupos de protesto começaram a aderir a cores e acessórios de referência ao mundo marinho, dando início ao movimento do sereísmo como tendência de moda.

O “Sereísmo”, como tendência na moda, ganhou maior destaque recentemente quando, em 2012, foi inspiração para o desfile da Versace. O desfile trouxe elementos do fundo do mar com estilo e elegância. Em 2015, o estilo inspirou Tadashi Shoji, Valentino e Elie Saab com mais propostas, assim como a Burberry apostou em saias escamadas na sua coleção Resort 2015.

A tendência é inspirada no universo marinho e nas sereias: é composto por tecidos holográficos, texturas que lembram escamas, paetês, glitter, tons pastéis, tons de verde, azul, dourado e prata, estampas e acessórios com elementos do mar (conchas, peixes, pérolas, flores, pedras e animais marinhos). O sereísmo está presente em roupas, acessórios, maquiagens, unhas e cabelos, trazendo sensualidade. O estilo pode ser adaptado de forma glamorosa ou até mesmo no dia-a-dia.

Associadas ao mistério, à sensualidade e à feminilidade.

O termo sereísmo não se trata apenas de uma tendência de roupas e acessórios, mas foi levado por alguns até mesmo como estilo de vida e profissão. Um exemplo é Mirella Ferraz, tornou-se conhecida ao produzir mídias para o site YouTube em 2007 caracterizada de sereia fazendo mergulhos. Os vídeos receberam até 11 milhões de visualizações, chamando a atenção da mídia. O sucesso chegou às televisões quando a youtuber foi convidada para o participar do quadro “Me Leva, Brasil”, do Programa Fantástico da TV GLOBO, no qual o apresentador, Maurício Kubrusly, levou Mirella para mergulhar com rubarões e arraias trajando sua cauda e acessórios de sereia. Posteriormente a youtuber recebeu outros convites e participou de diversos programas televisivos, sendo nomeada como “a Sereia Brasileira”, já que se tornou a primeira e única sereia profissional do país.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Mell Corrêa
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.