Home Geral Sereia Profissional e a prática do mergulho em apnéia

Sereia Profissional e a prática do mergulho em apnéia

3 primeira leitura
0
31
5,412

Ser uma sereia de sucesso não basta ter uma cauda e tirar fotos. É necessário ter noção e experiência avançada em mergulho, afinal sereia tem que mostrar que sabe nadar. No mundo todo uma nova profissão é idealizada, a de Sereia Profissional, as origens desta são uma mistura entre lendas, dados históricos e crônicas. Mas não é algo tão simples assim, requer muito treino, resistência física e técnicas de realizar a apnéia. A palavra apnéia deriva do grego a-pnoia, sem respiração, vulgarmente é utilizada para referir-se a uma especialidade desportiva: a imersão na água sem recorrer a um equipamento autônomo de respiração. Essa prática permite com que a sereia profissional consiga ficar debaixo d’água por até 3 minutos.

Durante o mergulho em apneia, ocorre uma série de respostas adaptativas fisiológicas para a sobrevivência nessa condição. Nosso corpo tem condições de funcionamento durante algum período de tempo às mais variadas condições ambientais. No caso do mergulho, as adaptações que se apresentam, iniciam com a parada voluntária da ventilação a uma pressão ambiente seguida do aumento progressivo da pressão externa à medida que se mergulha e que dependerá da profundidade que se pretende alcançar. Essa temporária e voluntária condição adversa de vida termina com o retorno do mergulhador à superfície e o restabelecimento da ventilação.

Mas tomem cuidado, antes de pensar em se tornar sereia profissional, deve-se procurar por profissionais especialistas para que sejam aplicadas técnicas específicas de respiração, alongamento, relaxamento. Algumas dicas de alimentação também são usadas, pois não é algo fácil que dá para aprender sozinho. Pelo contrário, aprender com profissionais e se especializar para fazer bonito embaixo d’água é fundamental – tanto para a própria segurança como também para não pagar mico.

O mais importante é ressaltar que as pessoas não devem praticar apneia sem a supervisão de alguém qualificado.

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Repórter do Dia
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Miss Brasil Empresarial 2018 – Escolha a Miss Popularidade!

Vote em uma das 19 candidatas que concorrem ao título de MISS BRASIL EMPRESARIAL 2018 e fi…