Home Destaque Saiba se você é Cisgênero.

Saiba se você é Cisgênero.

5 primeira leitura
0
13
1,416

Cisgênero é o substantivo de dois gêneros. Ser Cisgênero descreve aquele que se identifica totalmente com o seu “gênero de nascença”, ou seja, é todo indivíduo que está em completa conformidade com o gênero ao qual foi atribuído quando nasceu, que se identifica com seus órgãos sexuais.

Sendo assim, nota-se que o cisgênero é o oposto do transgênero, pois um indivíduo transgênero não se identifica com o gênero que lhe foi atribuído no nascimento.

Um homem cisgênero será aquele que nasceu com o órgão sexual masculino e possui uma identidade de gênero masculina, expressando-se socialmente conforme este gênero, pois reconhece-se como homem. Já um homem transgênero, embora tenha nascido com o órgão sexual masculino, não se reconhece como homem e muito menos se expressa socialmente conforme esse gênero, dando preferência ao gênero feminino.

Curiosamente, muitos debates surgem sobre a derrubada dessas expressões, pois elas acabam causando polêmicas, em especial por afetar formas de divisão e hierarquização social, econômica e política.

Definição de gênero binária é a divisão atual existente entre homens e mulheres. Várias linhas de pensamento afirmam que existem pessoas que não se encaixam nem como mulheres e nem como homens, sendo consideradas não-binárias, isto é, não se sentem confortáveis com essa divisão, sentindo-se atraídas por pessoas independentemente de identidade de gênero.

Abordando mais detalhadamente os termos cisgênero e transgênero, pode-se vê-los como antônimos.

Como já explicado, cisgênero define uma concordância entre o sexo biológico de uma pessoa com as características que são atribuídas a esse gênero a partir do ponto de vista histórico, cultural e social, que é responsável pelos padrões e normas de “conduta” dos sexos masculino e feminino. Isso quer dizer que ele o cisgênero possui uma aparência convencional pré-determinada pela própria sociedade.

Por outro lado, aqueles que não se identificam com o seu sexo biológico são chamados de transgênero, indivíduos que se reconhecem com um gênero distinto daquele de sua formação biológica e sexo indicam. Transexuais e travestis podem ser considerados como transgêneros.

Vale frisar que os conceitos de heterossexualidade e de homossexualidade não se associam com a ideia de cisgênero e transgênero, respectivamente. A orientação sexual e identidade de gênero não estão relacionados, ou seja, um indivíduo transgênero pode ter orientação heterossexual, enquanto que um cisgênero pode ser um homossexual, e também vice-versa.

Independentemente da escolha de cada um, o que mais é necessário é respeito ao próximo.

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Repórter do Dia
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Miss Brasil Empresarial 2018 – Escolha a Miss Popularidade!

Vote em uma das 19 candidatas que concorrem ao título de MISS BRASIL EMPRESARIAL 2018 e fi…