Home Geral Rússia: cores, geometria e singularidade

Rússia: cores, geometria e singularidade

7 primeira leitura
0
27
3,455

Quando o assunto é turismo na Rússia existem duas cidades-chave: Moscou e São Petersburgo. Vamos falar de Moscou, que é a capital do país e onde a vida econômica, cultural e política acontece.

Um dos pontos turísticos mais procurados da cidade é a Catedral de São Basílio. O monumentos tem mais de 450 anos, e é uma arquitetura que surgiu para comemorar a vitória russa sobre os mongóis. O estilo da arquitetura das torres é chamado de gótico-russo. Entre a simetria e a desconstrução, a catedral se tornou ícone visual de Moscou.

Catedral de São Basílio: As nove torres, as cores vivas nas cúpulas, a geometria e a singularidade das formas resultam em uma estética complexa e chamativa.

A catedral de São Basílio é multicolorida e nem parece um templo religioso, pelo menos não os que estamos acostumados a ver. A Catedral pertence à Igreja Ortodoxa Russa e a sua beleza é tão exuberante que mais parece um castelo de conto de fadas. Suas nove cúpulas em azul, branco, verde, amarelo, vermelho e dourado são hipnotizantes e sua localização ajuda ainda mais nesta fascinação que todo turista sente por este pedacinho do céu na Terra. São Basílio fica numa das praças mais famosas do mundo, a Praça Vermelha. Sua história é tão fascinante quanto sua beleza.

Além da Catedral de São Basílio, há um gigantesco shopping Gum, o museu histórico, restaurantes, cafés, e outros estabelecimentos que estão concentrados em um conhecido ponto turístico: A Praça Vermelha – o centro fervilhante da cidade.

A Praça Vermelha foi construída em frente ao Kremilin de Moscou, que em russo quer dizer castelo ou fortaleza. Cercado por uma muralha de 20 metros de altura, serve como sede do governo. Seu interior funciona como um bairro com diversos monumentos, tumbas, praças, palácios e jardins.

Catedral de São Basílico e Kremlin a direita. Ambos localizados na Praça Vermelha

Parte da Praça Vermelha é delimitada pelas muralhas do Kremlin, sede do governo russo e berço da cidade de Moscou. Ao lado dessas muralhas, ergueram o mausoléu para descanso eterno do mais conhecido revolucionário bolchevique.
O líder soviético conhecido como Lênin inspira uma parte do mundo e revolta outra. Seu corpo embalsamado pode ser visitado até hoje em um mausoléu que chama a atenção de turistas do mundo inteiro. A cada dois anos, há um processo de restauração para tentar manter seus aspectos conservados.

Crédito: Renato Alves/CB/D.A Press. Rússia. Moscou. Vista da Praça Vermelha.

Não é só Lenin que repousa por lá. Entre as muralhas e o mausoléu, outros ilustres personagens da história russa estão enterrados, como o ditador Josef Stalin e o grande herói nacional, o cosmonauta Yuri Gagarin, o primeiro ser humano a viajar pelo espaço.

Entre os prédios erguidos no Kremlin, a Torre do Sino de Ivan, o Grande, com 81m de altura, já foi a construção mais alta de Moscou. Hoje abriga um dos museus do Kremlin. Ao seu lado, sobre uma base de granito, o Sino do Czar, considerado o maior sino do mundo, impressiona por suas 200 toneladas. Parte do sino se quebrou durante um incêndio, em que jogaram água fria sobre o sino ainda ardente.

Crédito: Renato Alves/CB/D.A Press. Rússia. Moscou. Turismo. Praça das Catedrais, no interior do Kremlin.

Para muitos, no entanto, a grande atração do Kremlin é a praça das catedrais. Ela é formada pela Catedral da Anunciação, pela Catedral do Arcanjo São Miguel, pela Catedral da Assunção e pela Igreja da Deposição do Manto Sagrado de Nossa Senhora. Todos templos ortodoxos que, talvez por seu valor histórico, resistiram ao comunismo ateu.

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Repórter do Dia
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Miss Brasil Empresarial 2018 – Escolha a Miss Popularidade!

Vote em uma das 19 candidatas que concorrem ao título de MISS BRASIL EMPRESARIAL 2018 e fi…