Home Destaque Praias de Rio: a beleza das praias de água doce pelo Brasil.

Praias de Rio: a beleza das praias de água doce pelo Brasil.

5 primeira leitura
0
3
478

Nem só de água salgada é feita àquela praia objeto de desejo dos viajantes para curtir o verão. Com água doce e calma, as praias de rio espalhadas pelo Brasil, e ainda pouco conhecidas dos turistas, também são uma excelente opção quem deseja se refrescar nessas férias aproveitando as águas cristalinas para contemplar a natureza. O país detém a maior reserva de água doce do mundo – 12%.

Em geral, as praias de rio ainda são mais vazias e preservadas em comparação às praias de mar, isso porque estão próximas à municípios menores. Entre as opções para quem deseja curtir essas praias, além do tradicional banho de rio, estão a de aproveitar as várias trilhas próximas à natureza e curtir a diversão dos passeios de boia e de barco, além da prática de esportes.

Dados do Ministério do Turismo mostram que, entre os brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses, 81,7% deverão escolher destinos nacionais. Ainda segundo o Estudo da Demanda Turística Internacional, 62% dos entrevistados a principal motivação de viagens a lazer estão ligadas a sol, praia, natureza, ecoturismo e aventura.

Destacamos algumas dessas praias a seguir:

Praia de Alter do Chão (PA)

Alter do Chão – Caribe Brasileiro na Amazônia

A praia do rio Tapajós, localizada à 35 quilômetros de Santarém (PA), é apelidada de “Caribe Amazônico”. A alcunha leva em conta características como a areia banca e a água doce azul e cristalina do Rio Tapajós. A praia aparece no período da vazante do rio Tapajós, entre os meses de agosto e janeiro. O balneário é um dos pontos mais visitados da região e foi eleita pelo jornal britânico The Guardian, em 2009, como a melhor praia do mundo.

 

Praia de Andaraí (BA)

Praia de Andaraí – Rio Paraguaçu

Saindo de carro do Município de Andaraí (BA), na Chapada Diamantina, são apenas 10 minutos para chegar à cachoeira da Donana, na saída do Canyon do Rio Paraguaçu. Ao descer as pedras da cachoeira, chega-se às praias do Rio Paraguaçu. O local é considerado ideal para banho, com águas rasas e pouca correnteza. São quatro quilômetros de extensão de praia com vasto areal branco.

 

Caraíva (BA)

Praia de Caravaí (BA)

Localizada a 103 km de Porto Seguro a pacata e paradisíaca vila de Caraíva tem entre seus maiores encantos o rio que dá nome à cidade. O rio Caraíva, nome inspirado em um peixe típico da região, separa o povoado de Nova Caraíva e é a única forma de acesso à vila de pescador que não permite a entrada de carros e onde todas as ruas ainda são de areia branca. Às margens do belo rio é possível apreciar o pôr do sol, comer um pastel de arraia e mergulhar na água quentinha. Também é possível aproveitar as águas calmas para fazer um passeio de stand up paddle (SUP) e descer o rio de boia.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Repórter do Dia
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Miss Brasil Empresarial 2018 – Escolha a Miss Popularidade!

Vote em uma das 19 candidatas que concorrem ao título de MISS BRASIL EMPRESARIAL 2018 e fi…