Home Geral O primeiro presidenciável dado como certo para 2018: Ciro Gomes.

O primeiro presidenciável dado como certo para 2018: Ciro Gomes.

3 primeira leitura
Comentários desativados em O primeiro presidenciável dado como certo para 2018: Ciro Gomes.
0
139

Ciro Ferreira Gomes é um político brasileiro, nascido na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, filho de um advogado de Sobral, Ceará.

Ciro Gomes iniciou a carreira política no PDS (Partido Democrático Social), legenda sucessora da Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido que dava sustentação à Ditadura Militar Brasileira. Em 1982, foi eleito deputado estadual. Um ano depois, trocou de legenda, passando para o PMDB(Partido do Movimento Democrático Brasileiro), sendo reeleito em 1986.

Em 1988 migrou para o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), onde foi eleito prefeito de Fortaleza e governador do Ceará. Opondo-se à aproximação da legenda ao Partido da Frente Liberal (PFL), Ciro Gomes rompeu com o PSDB e se filiou ao recém-criado PPS (Partido Popular Socialista), em 1996.

Após sete anos, por discordar da oposição da legenda ao governo federal, passou para o PSB (Partido Socialista Brasileiro). Em 2013, saiu do partido em razão da candidatura de Eduardo Campos à Presidência da República em 2014. Ajudou, então, na fundação do Pros (Partido Republicano da Ordem Social). Em setembro de 2015, o ex-ministro decide deixar o Pros e se filiar ao PDT (Partido Democrático Trabalhista), numa clara manifestação de que a mudança se deu, entre outras razões, para concorrer à presidência em 2018.

Ciro vem sendo apontado nas pesquisas como o 3° ou 4° mais forte a corrida pelo planalto em 2018, resta aguardar se dessa vez Ciro vai ao 2° turno de uma eleição atípica no Brasil pós impeachmant e escândalos diversos de corrupção, denúncias e prisões.

Forte aposta de esquerda, Ciro pode aliar-se ao PT caso não tenha candidatura própria, PSOL e REDE podem também fechar com a chapa. Vamos acompanhar as cenas dos próximos capítulos da política no Brasil pra ver que desfecho terão as próximas eleições, esperando um saldo positivo pra sociedade.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Repórter do Dia
Carregar mais por Geral
Comentários estão fechados.

Veja Também

Miss Brasil Empresarial 2018 – Escolha a Miss Popularidade!

Vote em uma das 19 candidatas que concorrem ao título de MISS BRASIL EMPRESARIAL 2018 e fi…