Home Destaque Musculação: uma das atividades físicas mais populares do Brasil

Musculação: uma das atividades físicas mais populares do Brasil

5 primeira leitura
0
93
4,409

E hoje, para iniciar os trabalhos na coluna da “Marombeira Mascarada” vamos falar um pouco sobre a musculação, que está entre as atividades físicas mais populares no Brasil segundo pesquisa do Estúdio Pass publicada em 2016.
A musculação é uma sequência de exercícios físicos com sobrecarga ou não, que alinhado ao número de repetições resultam no ganho de massa muscular. É composta por exercícios aeróbicos e anaeróbicos, os tipos de treinamento diferenciam-se de acordo com o objetivo do praticante, podendo ser aumento da força, aumento da massa muscular, ou emagrecimento, sendo comum em todos os treinamentos uma boa qualidade de vida.
É considerada atualmente, como uma das atividades mais recomendadas pelos profissionais da saúde para diversas pessoas, pelo fato de ser uma atividade altamente versátil podendo ser direcionada para os mais diversos objetivos, inclusive prevenir lesões e tratá-las.

Muitas pessoas, por falta de conhecimentos, evitam praticar a musculação devido aos mitos que se propagam por ser uma atividade que envolve cargas nos exercícios, e alguns até tem medo de ficarem musculosos demais.
Por isso é importante uma boa orientação profissional para verificar a forma mais adequada de praticar essa atividade, conforme suas limitações caso houver, e de acordo com seu interesse e necessidade.

Muitos são os benefícios ligados à prática da musculação, estando diretamente ligados ao período no qual o praticante dedica-se aos treinos, o tipo de treinamento, com as diferentes intensidades, volumes, velocidade de execução dos movimentos, séries, intervalos entre os exercícios, períodos de recuperação entre os treinos, estrutura óssea morfológica e a distribuição dos tipos de fibras musculares em cada indivíduo.

Seguem alguns benefícios que a musculação pode trazer:
– melhora da estética corporal, o corpo fica mais modelado e com menos gordura;
– eficiência do sistema cerebral, pois exige trabalhar funções cognitivas como por exemplo atenção, concentração, memória e aprendizagem;
– torna o coração mais saudável pois treina o órgão para esforços intensos, e fortalecendo a musculatura a frequência cardíaca e a pressão arterial se elevam menos com o esforço. Os exercícios nos membros inferiores ajudam o sangue a retornar ao coração;
– melhorias na socialização e relacionamento interpessoal uma vez que ajuda a elevar a auto estima.
– melhora o bem estar devido a liberação do “hormônio do bem estar”, que é a endorfina. Ajuda a ganhar um sono mais tranquilo e diminui a insônia pois os músculos ficam mais relaxados;
– mantém o indivíduo mais jovem visto que retarda a perda de força e minimiza a perda de massa muscular;
– ajuda a emagrecer pois há um gasto calórico
– ajuda na prevenção de doenças como osteoporose, artrose, diabetes, hipertensão dentre outras.

E aí galera será que agora rola “puxar uns ferros” ?

ANTES DE INICIAR A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS, FAÇA UMA AVALIAÇÃO MÉDICA !

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Marombeira Mascarada
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.