Home Destaque Meditação: olhar para dentro de si. Experimente!

Meditação: olhar para dentro de si. Experimente!

4 primeira leitura
0
57
8,734

O que é MEDITAÇÃO ?
Permanecer, interiorizar, contemplar e experimentar a plenitude do nosso ser. Pelo simples ato de fechar os olhos e se concentrar, acalmando a mente. Durante a meditação não há interrupção da atividade mental. Apenas parte
superficial da mente, onde se passa incessante fluxo de ideias, pensamentos e emoções onde se busca relativo repouso. Com o passar do tempo o aprofundamento da percepção em direção ao cerne da consciência.

Para iniciar a pratica da meditação precisamos de:
1 CONCENTRAÇÃO pode ser ensinada ou aprendida, tendo foco em determinado objeto de concentração.
2 ABSORÇÃO MEDITATIVA (estado de supraconsciencia). Neste estágio é necessário impor limites entre nós e o restante do universo, passando por dois níveis de profundidade absorção ligada ao ego e absorção pura, a partir de então inicia-se um estado plenitude e paz interior.
3 RESPIRAÇÃO inspire-se pela inspiração e entregue-se pela expiração. A respiração é um processo automático gerenciado pelos neurônios do centro respiratório situado no bulbo (parte inferior e mais primitiva do encéfalo). Todavia buscamos realizar controle voluntário da Respiração, que compõe uma das partes mais relevantes para essa pratica.
4 POSTURAS da medição são diversas, para começar fique em uma postura confortável para que consiga relaxar corpo e mente.

Qual local ideal para pratica da meditação ?
Em qualquer lugar, pela manhã cedo, no ônibus a caminho do trabalho, antes do trabalho (intervalo), antes de dormir. Porém exige um mais concentração e resiliência.
Há pessoas que tem mais facilidade em se concentrar quando estão sozinhos outros em silêncio, outros ouvindo uma música que os tranquilize , como por exemplo Sons de chuva, instrumental, entre outros.
O horário ideal é o que se ajusta a sua rotina, quando perceber que precisa “fugir” do caos “lá fora ” está na hora de “olhar pra dentro” MEDITE !

Quer saber mais? Fique atento! A próxima postagem da Coluna Saúde em Movimento será sobre FISIOLOGIA DA MEDITAÇÃO E SEUS BENÉFICOS PARA SAÚDE.

 

BITENCURT, Paulo e al Yoga para saúde. Editora Novo século Barueri, SP, 2016.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Saúde em Movimento
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

A Importância do movimento para a saúde do ser humano

O desenvolvimento da espécie humana se deu em um ambiente em que se alternavam períodos de…