Home Geral Fisiologia da meditação e seus benefícios para a saúde.

Fisiologia da meditação e seus benefícios para a saúde.

5 primeira leitura
0
53
5,317

Vivemos imersos num ambiente estressante, são cada vez mais atribuições, pressões e tensões diárias, o homem moderno parece não se adaptar tão bem a isso, isso nos leva a pensar será que realmente estamos evoluindo? Se estamos, para que caminho?
A maioria das pessoas não reconhece que precisa relaxar, ou considera que relaxar seja: sentar em frente à televisão e assistir à novela ou filme que gosta, outras consideram que relaxar seja fazer uma viagem, ou chegar em casa mais cedo após um dia de trabalho, outras realizar exercício físico como: correr, dançar e etc.

O ponto crucial em questão não é o externo e sim interno. É o ambiente mental que determina se nossas vivencias repercutem positiva ou negativamente, deste modo nossas ações serão baseadas na habilidade de nos adaptarmos as situações diversas, sobretudo, as que não dependem exclusivamente de nós. Uma mente tensa é como um mar agitado, os pensamentos e as emoções são como as ondas que quanto mais se agitam mais “destruição” trazem consigo.
Muitas vezes pela necessidade de dominar tudo a nossa volta impomos, a nós mesmos grandes cargas de estresse, essa falsa sensação de controle sobre o externo, causa danos profundos na harmonia do ambiente interno.
RELAXAR: é se entregar, se soltar, diminuir tensão.
Resumidamente a fisiologia da meditação corresponde a capacidade de condicionar a mente a viver em paz, buscando controle sobre de si para que todas ou grande parte de suas ações sejam pensadas no bem de si e do próximo. A meditação quando praticada com frequência, torna-se um habito que condiciona e proporciona a mente num estado de serenidade que se perpetua ao longo da vida.

BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO PARA SAÚDE
• Diminui a pressão arterial, sendo crucial pra hipertensos e pré-hipertensos.
• Diminui nervosismo, em todas as situações, inclusive nas decisivas e importantes.
• Reduz a ansiedade e o estresse.
• Reduz tensões e dores crônicas de todos os tipos.
• Reduz enxaqueca e a dor de cabeça tensional.
• Reduz raiva egoísmo e outras emoções negativas.
• Reduz tensões e dores crônicas de todos os tipos.
• Tem efeito antienvelhecimento, reduzindo a idade biológica em cerca de 5 a 10 anos
• Aumenta a sensação de saciedade e autocontrole alimentar, bem como auxilia no Melhora o humor e combate a depressão.
• Melhora o sono e combate a insônia.
• Melhora aprendizado, memória e desempenho cerebral.
• Promove estabilidade emocional e autocontrole.
• Promove criatividade, clareza mental, intuição, senso de felicidade, plenitude, autorealização e compaixão.
• Permite crescimento pessoal e espiritual.


Viva atitude meditativa e irá se surpreender com os avanços que conquistará em todos os aspectos de sua vida.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Saúde em Movimento
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

A Importância do movimento para a saúde do ser humano

O desenvolvimento da espécie humana se deu em um ambiente em que se alternavam períodos de…