Home Destaque Estudante da Paraíba desenvolve cartilha em braile para ajudar postura dos cegos

Estudante da Paraíba desenvolve cartilha em braile para ajudar postura dos cegos

2 primeira leitura
0
2
272

Uma estudante de fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) desenvolveu uma cartilha para ajudar pessoas com deficiência visual a terem uma postura correta, em Campina Grande. O objetivo é fazer com que os deficientes visuais tenham conhecimento de como funciona a coluna.

Após observar os alunos do instituto dos cegos durante as aulas de informática na disciplina de “fisioterapia na saúde coletiva”, Paloma Raquel Araújo Gomes, o que era apenas um projeto de pesquisa se tornou um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Paloma Raquel colocando em prática o que escreve na cartilha

Como os deficientes costumam aprender a usar os computadores pela voz, o cego acaba ligando os ouvidos nas caixas de som e se curvando, seguindo uma postura errada que pode gerar problemas na coluna. A estudante resolveu criar uma cartilha “orientações posturais” que foi escrita no sistema braile e proporciona aos usuários um contato com materiais pedagógicos em um sistema próprio de leitura para cegos.

A professora Cláudia Holanda Moreira, que orientou a aluna nesse trabalho, pensa que produzir várias cartilhas pode ajudar na promoção de saúde e inclusão para a população do instituto dos cegos.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Repórter do Dia
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Melhores do Ano 2018 DiA Produções – Faça suas indicações!

Relacionado …