Home Destaque Dia de Finados: o feriado de origem cristã

Dia de Finados: o feriado de origem cristã

5 primeira leitura
0
3
423

ORIGEM E TRADIÇÕES

O Dia de Finados, também chamado de Dia dos Mortos, é um feriado com origens religiosas, mais especificamente à religião cristã católica, comemorado em diferentes partes do planeta.

A palavra comemoração, na realidade, deve ser usada com cuidado, afinal essa é uma data voltada à oração, reverência e lembrança de todos os entes queridos que não estão mais nessa vida e deixaram muitas saudades.

Porém, ir ao cemitério já não significa mais um momento tão fúnebre quanto se imagina. No mundo todo há milhares de pessoas que buscam refúgio ao cemitério, que levam a um momento de reflexão e tranquilidade. No cemitério cada pessoa enterrada tem uma história a se contar. É o local que pode ser ensinado história, pode ser evidenciado artes das mais diversas culturas através das esculturas de cada sepultura ou mausoléus.

O ato de rezar pelos mortos existe e é praticado desde o século I, porém foi apenas no século XI que os papas João XVIII, Silvestre II e Leão IX, não necessariamente nessa ordem, instruíram os fiéis a dedicar ao menos um dia anualmente para lembrar e rezar pelas almas daqueles que já partiram.

  • O dia 2 de novembro foi escolhido, pois ele sucede o Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1 e voltado à celebração de todos aqueles que, apesar de não terem sido canonizados e nem lembrados nas orações, faleceram em estado de graça;
  • No Brasil, essa data é acompanhada por visitas a cemitérios e túmulos de parentes e amigos falecidos, que são homenageados com flores e rezas, num clima de respeito e reflexão pela efemeridade da vida e a saudade deixada pelos que foram;
  • Nos Estados Unidos, o Dia de Finados recebe o nome de Dia de Todas as almas, numa tradução livre de All Soul’s Day, e também é comemorado por meio de visitas a cemitérios e celebração de missas;
  • No México as comemorações são mais festivas e animadas, com desfiles nas ruas e pessoas com rostos pintados com caveiras. A festa é tão popular que atrai turistas do mundo inteiro e recebe o nome de El Día de los Muertos ou O Dia dos Mortos;
  • Por ter sido instituída por papas da Igreja Católica, a data não é comemorada pelos protestantes, que não veem relevância no feriado, já que ele não foi designado biblicamente, além disso, no Protestantismo rezar pela alma dos mortos não é uma prática comum.
  • Pode-se pensar que ao relembrar os mortos, apenas tristezas são suscitadas, afinal a perda de um ente querido não é estimada por ninguém, porém lembrar e rezar por aqueles que já se foram é visto como uma solenidade respeitosa e que simboliza o amor e carinho nutrido por eles.

Por isso, independente da religião, visitar os parentes já falecidos e homenageá-los com flores é um ato de extrema bondade e que traz conforto ao coração dos que ainda sofrem com essas perdas.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Repórter do Dia
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Miss Brasil Empresarial 2018 – Escolha a Miss Popularidade!

Vote em uma das 19 candidatas que concorrem ao título de MISS BRASIL EMPRESARIAL 2018 e fi…