Home Destaque Dagaticadaga: Festival de Dança, Música e Carnaval movimenta artistas há 8 anos no Pará

Dagaticadaga: Festival de Dança, Música e Carnaval movimenta artistas há 8 anos no Pará

7 primeira leitura
0
15
3,170

O Dagaticadaga acontece há 8 anos em Abaetetuba município localizado no nordeste paraense na região do baixo tocantins. Com aproximadamente 153 mil habitantes, o município possui um extenso leque cultural enraizado nas histórias das tradicionais dos moradores.

ORIGEM

O evento teve origem nas ruas de Abaetetuba-Pa

Foi criado quando o carnaval de rua tradicional, das escolas de samba, dos gritos de carnaval, os bailes de salões já não existiam na cidade, assim como não existem. Então sentiu-se a necessidade de valorizar um carnaval que estava isolado na memória das pessoas e que só faltava um impulso. Foi quando foi criado um bloco chamado “Filhos de Osni” no qual se mantinha e tocava música tradicionais, com instrumentos tradicionais do samba. No mesmo ano de 2010 surgiu o Musa Dagaticadaga que é um concurso pra escolher a Musa do Carnaval de Samba, tradicional e popular na rua. Então o objetivo principal foi valorizar o carnaval antigo que prevalece a fantasia, o samba, as marchinhas, a bateria, as disputas de samba já que não existiam na cidade. No ano seguinte, percebeu-se o ressurgimento de novos blocos e novos concursos de rua. Deste modo, o movimento cultural conseguiu impulsionar o aparecimento de novos blocos – o que se vê atualmente são inúmeras pessoas realizando carnaval fora de época, algo que não existia mais.

O evento reúne presenças marcantes. Flávia Sadala

O FESTIVAL

O Dagaticadaga caiu no gosto e construiu o seu público com o seu diferencial, virou um festival de dança, música e carnaval. No qual abrange equipes de danças de rua que mostram seus talentos e trabalhos para um grande público, artistas locais e estaduais que mostram seu trabalho e que conseguem agregar crianças, jovens, adultos e idosos no mesmo evento. A maioria das pessoas tem oportunidade de ver todas essas atrações com a “catraca livre”, ou seja, totalmente de graça. Só a partir do ano passado que começou a ser cobrado uma pequena taxa de R$ 5 (cinco reais) a partir das 19h devido aos altos custos que o evento tem.

Dagaticadaga em sua edição de 2017. Atraiu milhares de foliões

O evento depende totalmente de patrocínios de empresas, prefeitura e apoio de todos os órgãos do municipio. É um concurso de samba no qual não se elege uma mulher ou um homem como normalmente fazem nos eventos de carnaval, que escolhem seu rei momo e sua rainha do carnaval. O concurso elege a Musa do Carnaval Gay – a Musa Dagaticadaga. Todas as concorrentes tem que sambar ao som do “da ga ti ca da ga, da ga ti cadaga, ti cadaga ticadaga ticadagadagadaga, ticadaga ticadagaticadaga

Lauanda Branche – Musa Dagaticadaga 2017

Hoje as próprias pessoas que patrocinam e as próprias pessoas do município nomeiam o Daga como o maior evento da diversidade do baixo tocantins, como se fosse uma parada gay, a mistura de um evento de carnaval com uma parada gay. “Porque as pessoas LGBT’s principalmente os simpatizantes todos estão ali nesse evento, a premiação é boa e atrai candidatas de fora, o daga são pessoas que estão sendo ajudadas, tem gente que vai pra lá pra realizar vendas para arrecadar fundos financeiros para suas instituições, grupos de dança, quadrilhas juninas e comissões de formaturas” reforça Adriano Crocrocá, realizador do evento.

EDIÇÃO 2018

O Dagaticadaga é uma realização de Adriano Crocrocá e está em sua 9ª edição. Acontecerá no próximo domingo 28 de Janeiro com início as 15h na Arena Sport Show, em Abaetetuba-Pa. Além das atrações já divulgadas, teremos a participação da cantora Lilian Tufão, e da Digital Influencer Rayana Corrêa. Para quem quiser prestigiar o evento a organização informou que os Bingos que estavam sendo distribuídos gratuitamente se esgotaram e que estão com apenas 500 ingressos a R$5,00 (cinco reais). Adquira já seu ticket e vá prestigiar esse grande evento de dança, cultura e tradição.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Repórter do Dia
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Maio Amarelo: Um mês dedicado à conscientização no trânsito.

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o a…