Home Eventos Círio de Nazaré: acontece neste domingo, a maior manifestação religiosa do Brasil

Círio de Nazaré: acontece neste domingo, a maior manifestação religiosa do Brasil

4 primeira leitura
0
33
4,433

No mês de outubro, Belém, no Pará, assume toda sua vocação cristã herdada dos colonizadores portugueses. O Círio de Nazaré, celebrado desde 1793 na cidade, atrai mais de dois milhões de fiéis na principal romaria, o que lhe dá o status de maior evento religioso e manifestação de fé do Brasil e um dos que mais reúne fiéis em todo o mundo, é conhecido como o início do Natal Paraense, por conta de a cidade ficar toda iluminada.

A 225º edição do Círio de Nazaré começou nesta sexta (06), com o translado da imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a maior das 12 procissões realizadas em outubro na cidade. A Imagem é levada, de carro, de Belém até o município de Ananindeua, percorrendo 52 km em cerca de 12h.

Translado da Imagem Peregrina para Ananindeua em procissão percorrida por 52km

No sábado (7), a Imagem Peregrina chega ao Distrito de Icoaraci para o Círio Fluvial, que já conta com 371 embarcações inscritas. Após atracar na escadinha da Estação das Docas, em Belém, a Imagem recebe homenagem da motoromaria, que é a romaria de bênçãos aos motociclistas. No sábado (07) a noite acontecerá a Transladação da Imagem de N. Srª de Nazaré para a Catedral Metropolitana de onde saí o Círio no domingo (08).

Círio Fluvial 2016 saindo do Distrito de Icoaraci

 

Imagem da ultima Motoromaria de N. Srª de Nazaré
Sábado a noite acontece a Transladação da Imagem de N. Srª de Nazaré para a Catedral Metropolitana de Belém, de onde saí o Círio no domingo.

A festa tem seu auge no segundo domingo de outubro (08), quando a imagem da Virgem de Nazaré é levada em grande procissão pelas principais ruas da cidade, desde a Catedral Metropolitana de Santa Maria de Belém até a Basílica de N. Srª de Nazaré .

Praticamente todos os estabelecimentos públicos e privados são decorados com o tema da Festividade. Se você tem pouco tempo na cidade, procure focar nos momentos mais importantes da festa, como a missa do translado, a missa do círio, a procissão da festa e a missa de encerramento.

Por conta do grande número de horas em pé e caminhando, procure vestir-se confortavelmente. Tenha água e alguma comida leve à mão. Embora Belém seja o epicentro da festa mariana, o Pará inteiro celebra a data. Mesmo nas comunidades ribeirinhas mais isoladas há o Círio de Nazaré, ainda que em menores proporções.

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Repórter do Dia
Carregar mais por Eventos

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Melhores do Ano 2018 DiA Produções – Faça suas indicações!

Relacionado …