Home Destaque A Importância do movimento para a saúde do ser humano

A Importância do movimento para a saúde do ser humano

5 primeira leitura
0
10
223

O desenvolvimento da espécie humana se deu em um ambiente em que se alternavam períodos de movimento intenso, ora moderados e de repouso, a atividade física (movimento humano), era consideravelmente mais presente, ou seja, precisávamos caçar, colher, carregar, cavar e etc. além da oferta de alimentos com alto valor calórico ser menor. No entanto, nos “ evoluímos “ e conseguimos modificar este panorama principalmente com a evolução da tecnologia as facilidades que hoje temos em realizar cada vez menos esforços no dia a dia. Quer exemplos disto?
IMAGINE!
1 – Ficar um dia sem o controle remoto pois a pilha acabou, você precisa levantar do sofá toda vez que quiser mudar o canal da TV.
2 – Que tal um dia sem moto ou carro, tendo que caminhar ou pedalar para resolver suas tarefas?
3 – O elevador do prédio quebrou você tem subir de escadas até o 10 andar.
4 – Você está atrasado e tem que correr em “máxima” velocidade para pegar o ônibus para seu compromisso.
Imaginou? Cansou só de pensar né?
O quanto você se avalia refém da comodidade/tecnologia?
Movimentos básicos como: CAMINHAR, CORRER, SENTAR, LEVANTAR, APERTAR, ESFREGAR, SUBIR, DESCER, EMPURRAR, CARREGAR tem se tornado algo extraordinário. LEMBRE-SE o funcionamento normal do organismo requer uma integração harmônica entre sistemas e funções. O corpo humano é uma máquina perfeita, nosso poder de adaptação é sensacional, mas talvez não estamos usando da melhor forma possível. EXPERIMENTE!

RECONHECER E VALORIZAR A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO NA SAÚDE E LONGEVIDADE
Durante a realização dos movimentos transformamos energia química em energia mecânica, onde os músculos se contraem e movimentam nossos ossos e articulações fundamentais para:
– Controle do fluxo sanguíneo levando os nutrientes necessários para funcionamento de órgãos, tecidos e todas as demais ações fisiológicas necessárias para a vida, como as sensações, a visão, o funcionamento do metabolismo, o sorriso, entre outras.
– Estimulo de muitos processos psicológicos,
– Manutenção ou aumento da temperatura corporal,
– Preservar ou aumentar a densidade mineral óssea, diminuindo as chances de doenças associadas a baixa quantidade deste mineral, principalmente no processo de envelhecimento,
– Produção de hormônios,
– Emagrecimento
– Hipertrofia
Todas as modalidades derivam do básico que é movimento. Portanto, PERMITIR que as facilidades tecnológicas dominem todas ou quase todas as ações do cotidianas pode ser extremamente prejudicial, mas ACREDITE É POSSÍVEL MUDAR após anos de uma rotina sedentária. Basta fazer uma escolha MOVIMENTE-SE, o aparelho locomotor que você tem serve para isso.
REFERÊNCIA :
VAISEBERG, Mauro. MELLO, Marco Túlio et al. Exercícios físicos na saúde e na doença. Barueri, SP, Manole, 2010.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Saúde em Movimento
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Fisiologia da meditação e seus benefícios para a saúde.

Vivemos imersos num ambiente estressante, são cada vez mais atribuições, pressões e tensõe…